Na noite da última sexta-feira, 12, Colégio Educar, de ensino fundamental, realizou uma Feira Cultural em suas dependências. Na ocasião, familiares dos estudantes e comunidade em geral conferiram de perto a produção dos alunos, que incluiu telas, vídeos e cartazes, todos tendo a cultura como pano de fundo.
Como parte da proposta pedagógica de interdisciplinaridade do colégio, os professores do segundo ao nono ano pontuaram com os alunos questões de arte, música, teatro e cinema, a partir da leitura e reflexão de livros paradidáticos.
Rua do Comércio e história dos cinemas em Sertãozinho
Aspectos históricos do município também foram levados em conta pelo corpo docente da escola, que encontraram no Centro Municipal de Memória importantes fontes de pesquisa.
Na parte referente ao cinema, por exemplo, fotografias do acervo do CEMM dos antigos Cine Zenith e Cine São Nicolau, propiciaram aos alunos uma verdadeira viagem no túnel do tempo, revelando detalhes curiosos da arquitetura, modo de fazer e consumir a sétima arte.
Outra atração oferecida pelo Centro Municipal de Memória foi a exposição Rua do Comércio, mostra elaborada pelo Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (ACIS), a partir de fotos do acervo do CEMM. Nos quadros, os visitantes apreciaram uma interessante comparação fotográfica de trechos antigos com o aspecto atual da rua Barão do Rio Branco, feita pelo fotógrafo Adilson Lopes.
(texto: Leandro Aprile)