Estão programadas uma missa e uma grande carreata no dia 12 de outubro.
Luiz Henrique Porto
Já se tornou uma tradição na cidade. No dia 12 de outubro, fieis e devotos de Nossa Senhora Aparecida realizam uma grande homenagem à Padroeira do município. Este ano, pela décima oitava vez consecutiva, Sertãozinho terá uma programação especial para comemorar a data.
Logo pela manhã, às 8 horas, uma missa será celebrada pelo Padre Ivonei na Igreja do Bairro São João. Logo após, uma queima de fogos anuncia a saída de uma carreta e uma procissão que devem percorrer diversos pontos da cidade. A frente Na frente do cortejo seguirá um andor com a própria imagem da Santa, que tem cerca de um metro e meio de altura.
Nossa Senhora
A imagem da padroeira desfila todo ano pelas ruas de Sertãozinho em pelo menos em três oportunidades: Festa do Peão, no dia 7 de setembro e no feriado Nacional em homenagem à Santa. O responsável pela “guarda” da Nossa Senhora é o funcionário público José Vianes, o Pepeu. Ele conta que a imagem está no município desde 1998. “Foi um presente da Ex-prefeita Neli Toniello e do seu Vice-prefeito na época, Lelo Bighetti”.
Pepeu ainda cuida do altar de Nossa Senhora Aparecida que fica na entrada da cidade. “Faço isso para pagar a promessa de uma graça alcançada. Todo ano eu mando lavar e pintar o monumento”, declara o guardião sertanezino da imagem.
Para realizar este trabalho, o devoto conta com o apoio e colaboração de empresários e comerciantes locais. Além de pagar os custos de limpeza e pintura, com as doações Pepeu também compra os fogos de artifícios e ainda confecciona os cartazes para divulgar os eventos que são realizados no dia 12 de outubro.