A campanha que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, pretende informar a população sobre a realidade da violência doméstica para que todos se conscientizem da importância de assumirem atitudes de defesa, denunciando atos de violência contra crianças e adolescentes cometidos pelos pais responsáveis ou pessoas de confiança da criança e adolescente.
Para denunciar a violência é necessário saber identificá-la, ou através das atitudes dos pais ou nos indicadores de comportamento da criança ou adolescente, que geralmente não falam sobre a violência que vivem em casa.
Esta violência sofrida na família, é problema de todos, e denunciá-la é um dever.
Qualquer adulto mais próximo, parentes, vizinhos, amigo da família, profissionais de diferentes áreas, deve ter um olhar atento e crítico e agir rapidamente, mesmo mediante uma simples suspeita.
Após a denúncia, que pode ser feita anonimamente, serão aplicadas medidas específicas de proteção pelo Conselho Tutelar, que são previstas pelo ECA (Estatuto de Criança e Adolescente), levando em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que usem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.