O Prefeito participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES a convite do Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Luiz Henrique Porto
O Prefeito de Sertãozinho é o único representante da região a participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão majoritariamente da sociedade civil e de caráter consultivo da Presidência da República. Nério Costa foi convidado pelo Ministro Alexandre Padilha, durante um debate promovido pelo próprio Conselho na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, no dia 20 de agosto.
Atendendo ao convite, o Prefeito Nério Costa participou, na manhã desta quinta- feira, 26, da 35ª reunião plenária do CDES, realizada na sala Brasília do Palácio Itamaraty, na Capital Federal, onde estiveram também presentes os Ministros Fernando Haddad (Educação), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
Segundo o Prefeito, a reunião foi de fundamental importância já que o principal objetivo destes encontros é definir políticas públicas de desenvolvimento e traçar novos destinos para o país. “O que nos foi apresentado é que o Brasil precisa se estruturar pata atingir o grau de crescimento necessário, como políticas educacionais de qualificação da mão de obra e de incentivo à indústria de base, mas sem deixar de lado as questões sociais de inclusão das classes menos favorecidas. Precisamos oferecer oportunidades para que o jovem possa estar melhor preparado quando ingressar no mercado de trabalho”, pontuou Nério Costa.
O Conselho
O CDES é presidido pelo Presidente da República e seus membros são designados por ato formal do Presidente da República por dois anos, com possibilidade de recondução. Na composição do Conselho estão presentes trabalhadores, empresários, movimentos sociais, governo e lideranças expressivas de diversos setores. Para nomeação dos integrantes, o Presidente busca combinar a representatividade setorial, abrangência social, densidade política e capacidade para contribuir e repercutir os debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do País.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social aposta fundamentalmente na perspectiva de colaborar na definição dos grandes rumos do País de forma compartilhada. O CDES tem o papel de colaborar na formação do juízo político do Governo, como instituição representativa da sociedade. Seu desafio é estabelecer o diálogo entre as diversas representações da sociedade civil a fim de discutir as políticas públicas e propor as medidas necessárias para alavancar o crescimento do País.
Ainda no Distrito Federal
No dia anterior (quarta feira), também em Brasília, antes de participar da reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Nério Costa teve um importante compromisso no Ministério das Cidades. O Prefeito e o Secretário Municipal de Administração, Alberto Domingues Canovas, foram recebidos pela Secretária de Habitação, Inês Magalhães. Neste encontro os representantes Sertanezinos reiteraram o pedido de construção de mais moradias populares na cidade, através do Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. “Temos um déficit habitacional em nosso município e não temos qualquer constrangimento em vir até aqui fazer este pedido. O que eu quero é poder dar um teto àquelas pessoas que precisam”, afirmou o Prefeito.
Ainda no Ministério das Cidades, Nério Costa também se encontrou com o Secretário do Programa Nacional Urbano, Celso Magalhães, com quem tratou sobre o Projeto de Macrodrenagem, que ainda aguarda por liberação de verba Federal para ser realizado em Sertãozinho.
As obras previstas no projeto tem um custo estimado em cerca de R$ 127 milhões e devem promover várias intervenções em locais onde predominantemente são registrados problemas de enchentes e inundações. A proposta contempla toda parte baixa da cidade, com o aumento da calha e vazão do leito do Córrego Sul (Avenida Antonio Paschoal), a implantação de galerias de águas fluviais e a construção de sete lagoas de contenção.
“A reestruturação do sistema de drenagem será um investimento que deve trazer significativos benefícios para o futuro da nossa cidade. Estamos pensando em Sertãozinho para os próximos 60 anos. Vamos preparar o município e assim garantir o bem estar das próximas gerações”, declarou o Prefeito, entusiasmado com a receptividade que teve no Distrito Federal.