29 JUL 2010

Cerca de 400 moradores foram atendidos pelos agentes

Comunitários de Saúde

André Marques

O PACS (Programa Agentes Comunitários de Saúde), do Jardim Alvorada, realizou na manhã de quinta-feira, dia 29, uma ação preventiva na praça Maria Cândida, com o objetivo de diagnosticar possíveis casos de hipertensão e diabetes nos moradores do bairro.

De acordo com a enfermeira, Jaqueline Vilas Boas Olímpio, o principal objetivo da ação é detectar o quanto antes na população, pessoas que apresentem pré-disposição para as duas doenças que são consideradas grandes vilãs da saúde na atualidade, por estarem diretamente associadas com o envelhecimento, e por outros fatores de risco como o tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, obesidade e consumo de álcool. ”Verificamos a pressão arterial e fizemos o teste de glicemia. Os casos que apresentaram alteração nos resultados foram orientados a procurar uma unidade básica de saúde para fazer um exame mais detalhado”, frisou a enfermeira.

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é desenvolvido da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, e realiza ações individuais e coletivas visando a prevenção de doenças e promoção da saúde, atuando com equipe multiprofissional. (Assessoria Imprensa-PMS)