As benfeitorias incluem melhoria no sistema de abastecimento, galerias pluviais e emissários de tratamento de esgoto.
Luiz Henrique Porto
O SAEMAS - Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho - realiza várias obras na cidade para atender as solicitações da população sertanezina. As benfeitorias fazem parte da proposta de melhoria e modernização do sistema de abastecimento de água e demonstram ainda preocupação com o bem estar da comunidade e com o meio ambiente, já que interferem diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.
Na Vila Garcia, o SAEMAS concluiu o serviço de implantação de uma Estação Elevatória que substituiu a antiga fossa de armazenamento de esgoto. A obra de readequação tem grande impacto no meio ambiente pois evita a contaminação do solo e leva todo o esgoto coletado naquela região até a Estação do Distrito Industrial. Essa ligação vai permitir em breve que a operação se estenda até a Estação de Tratamento de Esgoto que deve entrar em funcionamento no final deste ano. A obra está orçada em R$ 427 mil e a expectativa é que seja concluída em dois meses.
Já na semana passada foi dado início ao serviço de melhoria no sistema de abastecimento de água do bairro Bandeirantes. Nesta obra, o SAEMAS está implantando uma nova rede de água potável de 4 polegadas de diâmetro e 753 metros de extensão. O objetivo é diminuir a pressão de vazão e ao mesmo tempo terminar com o problema de falta d’água no local. Segundo Alex de Souza, Diretor do Departamento Técnico e de Serviços, o trabalho será realizado nas Ruas Joaquim Pereira da Silva e José Baratela até a Rua Oswaldo Machado. “Sabemos que a princípio vamos trazer alguns transtornos à população, mas é uma intervenção passageira e o resultado será muito satisfatório”, afirmou.
Cruz das Posses
Nos próximos dias, o SAEMAS também deve iniciar duas obras no Distrito. Na Rua Arthur Oscar, entre as Ruas Tiradentes e José Bianchi, será construída uma galeria de capitação de águas pluviais. O serviço atende um pedido dos moradores que tinham problemas de inundação nas residências.
Ainda em Cruz das Posses também deverá começar esta semana, o trabalho de melhoria do emissário de esgoto do Córrego Tabocas. No local serão realizadas escavação, abertura de ruas e repavimentação. Os 900 metros de emissários farão a ligação do Córrego com a Estação de Tratamento de Esgoto.
O investimento nas duas obras no Distrito ultrapassam os R$ 200 mil. “São intervenções necessárias que vão beneficiar e muito a nossa comunidade. Vamos continuar investindo para garantir a prestação de um serviço com qualidade que Sertãozinho merece”, finalizou o Diretor.