A proposta deve garantir uma completa alteração no perfil arquitetônico do principal corredor comercial de Sertãozinho, a rua Barão do Rio Branco.
Luiz Henrique Porto
A Prefeitura Municipal de Sertãozinho apresentou, na última quarta feira, dia 09, o projeto de reurbanização e revitalização da área central da cidade. Melhorar o acesso ao local com o alargamento das calçadas e implantar um novo conceito paisagístico na rua Barão do Rio Branco são as mudanças mais significativas demonstradas na concepção da proposta.
A idéia é dar um novo perfil no principal corredor de comercial do município. O Prefeito Nério Costa afirmou que quer uma ação conjunta para evitar transtornos aos comerciantes. “Vamos investir mais de R$ 5 milhões no projeto de modernização, para deixar o ambiente mais agradável e facilitar as compras.”
Os vereadores foram os primeiros a serem informados sobre o projeto. Participaram da apresentação realizada pela manhã, na sala de reuniões do Paço Municipal, Rita Tonielo, Maria Zeferina, Eliseo Costa, Lúcio da Rádio e José Aprígio. À tarde a reunião foi com os representantes das Instituições que congregam os comerciantes e empresários (ACIS, CDL, CEISE/CIESP e Sindcomércio).
Responsável pela proposta, o Secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini, apresentou as principais alterações que devem ser realizadas na Rua Barão do Rio Branco, entre elas estão a substituição da fiação aérea pela subterrânea, a implantação de novas luminárias e lixeiras, a melhoria de acesso aos cadeirantes com rebaixamento de guias nos cruzamentos e a colocação de mobiliário como mesas e cadeiras em pontos específicos.
O aumento da área de circulação é tratado como primordial. Como as calçadas ficarão mais largas, o estacionamento de veículos só será permitido em um dos lados da rua, assim com mais espaço nas esquinas serão criadas pequenas praças ou áreas de convivência. A troca e padronização do pavimento, o plantio de árvores e um novo paisagismo também estão previstos no projeto.
Segundo Pelegrini, a Prefeitura vai investir recursos próprios para realizar a revitalização do trecho entre as ruas Epitácio Pessoa e Fioravante Sichieri. O trabalho deve demorar de oito a nove meses para ser concluído. “A intenção é iniciar obra o mais rápido possível, mas a meta é terminar antes de dezembro para não prejudicar o comércio no melhor período de venda. Se começarmos em 2011, temos este prazo para cumprir”, concluiu o Secretário.