Ao contrário de outros municípios da região, Sertãozinho diminui gastos sem deixar de invetir em obras públicas.
Luiz Henrique Porto
O Prefeito Nério Garcia da Costa fez na última terça feira (25/05) um balanço parcial das finanças do município em 2010. A audiência pública de prestação de contas foi realizada na Câmara Municipal, onde foram apresentados os valores arrecados e os pagamentos, investimentos e gastos da Prefeitura no primeiro quadrimestre do ano. Esta demonstração financeira periódica atende o que determina a “Lei de Responsabilidade Fiscal” e é uma maneira de informar a população como e onde estão sendo aplicados os recursos do município. “Independente da Lei, nós sempre zelamos pela transparência. Acho muito importante deixar os muncípes ao par do que está acontecendo na nossa administração”, afirmou o Prefeito.
Durante a audiência, Vereadores, Secretários, Diretores de Departamentos, sindicalistas e representantes da comunidade acompanharam a apresentação da análise orçamentária, com a soma das receitas e despesas do município. No total foi apurado um saldo positivo de mais de R$ 17 milhões em caixa. O superávit alcançado no período é resultado de um trabalho de recuperação financeira implantado no início da gestão da atual administração. “Fizemos um trabalho sério e responsável de contenção de despesas e conseguimos um equilíbrio financeiro”, completou Nério.
A prestação de contas também indicou que a Prefeitura de Sertãozinho, ao contrário do que acontece em outros município, tem um pouco mais de 45 por cento do seu orçamento comprometido com o pagamento de funcionários, bem abaixo do limite legal que é de 54 por cento. Ainda em relação aos gastos públicos, os recursos aplicados em áreas prioritárias superam o que determina a Lei. Nos setores da Saúde, foram investidos nos quatro primeiros meses do ano cerca de 16,5 por cento e na Educação mais de 25 por cento do orçamento, sendo que o mínimo exigido é 15 e 22 por cento respectivamente.
Para o Prefeito, o resultado até agora reflete o momento de recuperação da econômia. “Quando as empresas vão bem, a Prefeitura arrecada mais e nós podemos investir mais em obras que possam atender as necessidades da nossa população.” Na audiência de Prestação de Contas também foram apresentadas as obras concluídas este ano como a Creche do Jardim Santa Maria, o Complexo Poliesportivo do Jardim Nassin Mamed, o Galpão do Agronegócio, o Centro de Especialidades Odontológicas do Jardim Alvorada e a reforma e ampliação da Escola de Cruz das Posses. Entre as obras em andamento estão a construção das galerias do Distrito Industrial, a execução de pavimentação de três estradas municipais, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, da nova Câmara Municipal e da Unidade de Saúde do Jardim Helena, a reforma do terminal de ônibus, construção de ossuários nos dois cemitérios, ampliação da FATEC (Faculdade de Tecnologia) e as reformas das escolas dos bairros Jardim Iracema, São João e Jardim Paraíso. “Vamos continuar trabalhando desta maneira. Esse é o nosso compromisso: Fazer de Sertãozinho uma cidade cada dia melhor”, concluíu Nério Costa.