Em Sertãozinho, várias serão as atividades dirigidas aos pacientes e à comunidade
Gislaine spagnollo
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do Ambulatório de Saúde Mental, promove na próxima terça-feira, dia 18, várias atividades que integram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento é dirigido aos paciente e também a toda a comunidade.
Toda a programação, que pode ser conferida abaixo, será realizada no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na avenida Hideo Takada, s/nº. A cerimônia de abertura, com a presença de autoridades do município, está marcada para as 08h30.
Ambulatório – O Ambulatório de Saúde Mental de Sertãozinho atende uma média de 3 mil pacientes por mês, nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Serviço Social, atividades individuais e em grupo, além de um programa especial voltado para dependentes químicos.
Todos os pacientes que lá se tratam são encaminhados pelos médicos das unidades básicas de saúde. Segundo a diretora do Ambulatório, Marilza Apolinário de Oliveira, e a psicóloga Cláudia Castro Segato, a maioria dos casos atendidos tem relação com depressão, abuso sexual, violência doméstica e, principalmente, falta de estrutura familiar.
Atualmente, a equipe do Ambulatório é composta por sete psicólogos, cinco psiquiatras, um psiquiatra infantil, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem e três recepcionistas.
Programação para o dia 18 de maio:
Manhã
Cerimônia de Abertura com apresentação de Coral – 8h30
Palestra - “Desbravando os caminhos na Saúde Mental”
palestrante: Sun Ju Svu – das 10h30 às 11h30
Espaço Criança – das 9h às 12h
Casa de Brinquedos Móvel (ônibus) – das 9h às 12h
Tarde
Palestra para os pais – 13h
Salão de Beleza – das 14h às 16h30
Filme “O Solista” - 14h30
Espaço Criança – das 13h às 17h
Casa de Brinquedos Móvel (ônibus) – das 13h às 17h