30 ABR 2010
Prefeitura tem superavit no orçamento

Mesmo com sobra de caixa, o Prefeito Nério Costa pede aos Secretários para conter gastos desnecessários.

Luiz Henrique Porto

O Prefeito de Sertãozinho convocou os Secretários de Governo para participar de uma reunião orçamentária, que aconteceu na sexta feira (30/04), na biblioteca do Distrito de Cruz das Posses. Durante o encontro, foi apresentado o balanço das contas públicas nos três primeiros meses do ano. De acordo com o Secretário da Fazenda, Leonídio de Oliveira Júnior, o saldo referente a diferença entre a receita e as despesas da Prefeitura foi de R$ 2,4 milhões. Os fatores que contribuíram para o resultado positivo foi o aumento na arrecadação do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e o recebimento de recursos vindos do FUNDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. “São cerca de R$ 6 milhões a mais do que o valor apurado de janeiro a março de 2009”, informou ainda o Secretário.

Apesar do equilíbrio registrado até agora, os números sinalizam para um ano apertado com relação a peça orçamentária do município. Segundo análise dos técnicos da Fazenda, no final do exercício podem ocorrer surpresas. Sem contar com a liberação de verbas dos convênios com os governos Estadual e Federal, a previsão é que neste ano o balanço apresente um déficit de R$ 2,5 milhões.

Diante da possibilidade de fechar o orçamento de 2010 com saldo negativo, o Prefeito Nério Costa cobrou mais empenho dos Secretários no acompanhamento dos projetos de responsabilidade de suas pastas. “É para ficar em cima do que está em andamento. Se tiver alguma pendência, cobre providências. Não quero nada parado”, enfatizou.

O Prefeito também pediu determinação de todos para que as obras iniciadas sejam concluídas o mais rápido possível. Entre as prioridades estão a construção da Unidade de Pronto Atendimento e a reforma do Complexo Esportivo Maria Zeferina Baldaia.