26 ABR 2010
Secretaria lança “Gincana da Saúde”

As equipes participantes vão utilizar expressões artísticas para dilvugar medidas de segurança e prevenção de acidentes entre profissionais da área.

Luiz Henrique Porto

O evento foi lançado oficialmente na terça feira (27/04), no Teatro Municipal de Sertãozinho. Na abertura das atividades, os palhaços “Pistolinha” e “Salgadinho” fizeram uma introdução bem humorada do assunto a ser apresentado: A Norma Regulamentadora 32, que estabelece medidas básicas de proteção e exige práticas rigorosas de prevenção a acidentes físicos, químicos, biológicos e até radioativos entre os profissionais da área.

A “Gincana da Saúde”, realizada pelos Departamentos de treinamento e Cultura, Secretaria de Saúde e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura, é o início do processo de implantação da NR32 nos postos de atendimento médico do município.

Agora os servidores começam a se movimentar para formar as equipes, que no dia 13 de junho, terão que apresentar o tema proposto. Para informar os principais aspectos da NR 32, os grupos devem utilizar uma manifestação artística para se expressar, como peça de teatro, música, dança, filme ou exposição. O objetivo do projeto é tratar o assunto de maneira criativa e promover um aprendizado de forma lúdica para incentivar a discussão e facilitar o entendimento dos mecanismos preventivos dipostos na Norma Regulamentadora. Segundo a idealizadora do projeto, Andreia Sicchieri, “A abordagem cultural pode estimular um maior comprometimento dos profissionais com os cuidados que possibilitem a minimizar os riscos de acidentes.”

A participação na gincana é aberta a todos funcionários da Secretaria da Saúde. Atualmente, cerca de 480 profissionais trabalham na rede municipal.