23 ABR 2010
Secretaria de Saúde faz prestação de contas

Em audiência pública, são apresentados os gastos com atendimento médico realizado à população de Sertãozinho.

Luiz Henrique Porto

As despesas da área da saúde, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2010, foram divulgados na última sexta feira (23/04), na Câmara Municipal. Participaram da audiência pública de prestação de contas Vereadores, Diretores de Unidades de Saúde, Diretoras de Escolas, representantes do Conselho Municipal de Saúde e de Associações de Moradores de Bairros. A apresentação do balanço trimestral atende uma determinação do Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com a apresentação feita pelo Secretário de Saúde, Jorge Fernando Furtado, foram gastos R$ 10.441 milhões com procedimentos médicos, ambulatoriais e hospitalares, sendo que R$ 7.490 milhões pagos com recurso da própria Prefeitura, o representou 16,57 % do orçamento do município investidos no atendimento à população sertanezina.

Ainda segundo Furtado, as despesas praticamente se mantiveram em um patamar semelhante ao apurado no mesmo período do ano passado. “A diferença foi que tivemos um aumento de 25 % no número de pacientes atendidos e também na quantidade de exames realizados.”

Além dos procedimentos considerados de rotina, a Secretaria de Saúde teve ainda gastos na capacitação e treinamento de funcionários, na aquisição de aparelhos de verificação de diabetes, na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1, na intensificação das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, nas visitas da Vigilância Sanitária aos estabelecimentos comerciais e na compra dos equipamentos da Unidade de Suporte Básico (SAMU).