23 ABR 2010
Prefeito Nério Costa recebe Demolays

Jovens terão apoio do poder público para realizar a gincana de caça ao tesouro

Luiz Henrique Porto

Quatro representantes do Capítulo Norberto Honorato Prestes, tiveram uma reunião com o Prefeito Nério para tratar sobre a organização de uma gincana na cidade, no próximo dia 25 de julho. O encontro no Paço Municipal aconteceu na última quinta feira (22/04). Os membros da Ordem Demolay, acompanhados pelo Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo, Fernando Prati, pediram o apoio da Prefeitura para realizar o evento de caça ao tesouro. “Precisamos da Guarda Civil para orientar o trânsito, uma ambulância para o caso de emergência e da participação da Secretaria de Educação para ajudar na divulgação nas Escolas”, resumiu Murilo de Souza Mendes.

A atividade deve envolver os estudantes das Escolas Públicas Municipais e Estaduais e a própria população. Para participar da gincana eles terão que formar equipes de no máximo dez integrantes com idade a partir de 14 anos, mas obrigatoriamente, pelo menos uma delas deverá ser maior de 18 anos. A inscrição será feita mediante a doação de 10 quilos de alimentos não perecíveis por equipe.

A gincana de caça ao tesouro é um jogo marcado por pistas e enigmas para serem decifrados através de conhecimentos do ensino fundamental, de história do município e cultura geral, além de raciocínio lógico. As equipes também terão que cumprir uma prova de arrecadação de alimentos, que depois serão distribuídos para instituições assistenciais. Todas as etapas determinadas só poderão ser cumpridas sem a utilização de veículos. Só estará liberado o uso de bicicletas desde que sejam respeitadas as leis de trânsito. Se cometida qualquer infração, a equipe será eliminada. “A intenção é valorizar as práticas que valorizam a saúde”, completou Mendes.

A gincana vai distribuir prêmios para a equipe que encontrar o tesouro e para as três que arrecadarem maior quantidade de alimentos não perecíveis. Em 1994, no último evento deste tipo realizado na cidade, 64 equipes participantes conseguiram arrecadar 1,6 toneladas de alimentos.