20 ABR 2010
Departamento de Trânsito realiza melhorias na sinalização escolar

Departamento de Trânsito realiza melhorias na sinalização escolar

André Marques

A secretaria de Obras, Transportes e Conservação, em parceria com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), desde o início do mês, está realizando melhorias na sinalização de trânsito nas ruas e vias próximas às escolas do município, ação que visa trazer mais segurança aos estudantes.

As sinalizações são divididas em horizontal e vertical. A horizontal é composta de marcas, símbolos e legendas sobre o pavimento da pista de rolamento. São pinturas de aviso no solo, como faixas de pedestre, pintura de lombadas, aviso de pare, cuidado, devagar e escola.

Já a sinalização vertical é formada por sinais opostos sobre as placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensa sobre a pista. Nestas, foram realizadas manutenção, lavagem e trocas onde foram necessárias e, em alguns lugares, foram implantadas novas sinalizações pela necessidade de novas unidades escolares.

De acordo com o diretor de trânsito do município, Guelfo Pescuma Júnior, este trabalho é importante pois, uma via bem sinalizada, representa segurança aos pedestres e motoristas, e faz com que eles fiquem mais atentos a obedecer os artigos do Código Nacional de Trânsito Brasileiro. “A sinalização escolar é muito importante no dia a dia de todos. Além de orientar motoristas e alunos sobre as condições adequadas da via, o alerta sobre proibições, restrições e informações permitem adotar um comportamento adequado, aumentando a segurança e ordenando os fluxos de tráfego”, frisou Pescuma.

Outras melhorias:

Além da sinalização em frente às escolas, a Divisão de Trânsito da Secretaria de Obras Públicas, esta melhorando a sinalização vertical e horizontal das ruas e avenidas do município. Estão sendo realizados nas ruas do centro da cidade e estão sendo estendidos para as avenidas e marginais. (Assessoria Imprensa-PMS)