19 ABR 2010
Trilhos para passar trem turístico serão recuperados

Prefeitura recebe documento que formaliza a realização dos serviços de recomposição da da linha férrea que liga Sertãozinho a Pontal.

Luiz Henrique Porto

O coordenador de relações Institucionais da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, José Osvaldo Cruz, esteve em Sertãozinho, na segunda feira (19/04), para entregar a carta de anuência que estabelece o cronograma de atividades de revitalização do ramal ferroviário onde será implantado o projeto do trem turístico, que recebeu o nome de “Trem da Cana”. O documento foi entregue ao Secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini. A reunião que formaliza a responsabilidade da empresa na recomposição da via também teve a participação dos diretores da Associação Mogiana de Preservação Ferroviária, Fernando Cavallari e Edenir Luis Belucci.

O ramal que liga Sertãozinho a Estação Francisco Schimidt, em Pontal, poderá estar pronto em quatro meses, de acordo com o representante da FCA. O prazo estipulado é a partir do início das obras de limpeza e desobstrução da linha férrea. Os serviços devem começar nas próximas semanas, assim que a empresa que executará o trabalho assinar o contrato de execução. Todo material que não vem sendo utilizado na ferrovia será remanejado e reaproveitado para recompor o trecho.

O “Trem da Cana” ainda precisa de aprovação da ANTT - Agência Nacional de Transporte Terrestre. Após a conclusão das obras da recuperação, técnicos farão uma vistoria para liberar a operação. De acordo com o Secretário Pelegrini, o ramal estará em funcionamento antes do natal. “Agora já temos o aval da FCA e vamos intensificar os contatos para conseguirmos a doação de uma locomotiva e vagões de transporte de passageiros”, afirmou.

Em adiantado processo de implantação, o trem turístico de Sertãozinho é um dos onze projeto paulistas que contam com apoio da Secretaria Estadual de Esportes, Turismo e Lazer.