Foi dado início aos trabalhos com alunos das Escola Municipais que devem criar uma rede de defesa da criança vítima da violência doméstica
Foi lançado na última sexta feira, dia 9, o programa de atividades promovido pelo CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que conta ainda com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Educação e Cultura. A apresentação “Ações Preventivas contra o Abuso Sexual Infantil” foi realizada na Escola Professora Nair Teixeira Ortolan, no bairro Cohab II, onde estiveram presentes o Prefeito Nério Costa, as Secretárias Edna Garcia da Costa e Maria Dirma Bononi Francisco, os Vereadores Eliseo Costa e Luis Augusto da Silva, e ainda diretoras e coordenadoras de escolas da rede municipal de ensino.
Durante a solenidade foi apresentada a peça de Teatro de Fantoches que será encenada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental das 15 Escolas Municipais de Sertãozinho. A proposta é trabalhar de forma lúdica as situações que envolvem o abuso sexual e como as crianças devem se defender do assédio de um adulto. Em sala de aula, os estudantes ainda são estimulados a fazer desenhos e desenvolver uma redação com base nas informações apresentadas. De acordo com a Coordenadora do CREAS, Elaine Bueno, as atividades podem ajudar a identificar prováveis casos de violência doméstica. “Queremos formar uma rede de proteção das crianças e atuar com ações integradas das equipes de atenção, seja da educação, do social e até da saúde”.
Ao falar sobre o programa, o Prefeito Nério Costa elogiou o trabalho realizado nas Escolas Municipais e disse que os professores tem papel fundamental neste tipo de ação já que eles, no contato diário com os alunos, são capazes de identificar mudanças de comportamento que podem indicar características de abuso ou assédio sexual. “Não podemos também deixar de estender a mão e acolher essas inocentes vítimas das imperfeições de caráter dos seres humanos. Cuidando de nossas crianças estamos construindo um mundo melhor”, finalizou.
fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Sertãozinho