23 MAR 2010
Um dos maiores traficantes de Sertãozinho é preso

A equipe da Dise, no dia 16, prendeu o indiciado Rodrigo Maria Moreira, vulgo Rodriguinho, considerado pela polícia um dos maiores traficantes de Sertãozinho. Na casa dele, foram encontrados crack, maconha e objetos usados na embalagem das drogas. O delegado da Dise, Dr. Maurício Furtado, explicou como foi que aconteceu a detenção.

Agora: Como foi que a equipe da Dise conseguiu apreender drogas e deter o indiciado Rodriguinho?

Dr. Maurício:

Esse foi um trabalho gratificante para nossa equipe da Dise, porque o Rodriguinho é um indivíduo bastante conhecido por nós, por grande envolvimento por tráfico de entorpecentes. Por nós, ele é considerado um dos grandes traficantes de Sertãozinho e é muito gratificante poder tirá-lo de circulação. E isso é um alívio para a sociedade, sabendo que um grande criminoso não está mais solto nas ruas. O que aconteceu no dia 18 foi uma operação da Polícia Civil, da Dise, em conjunto com o GOE. O Rodriguinho já vinha sendo investigado por nós há bastante tempo e nós sabíamos que ele movimentava um considerável volume de entorpecentes destinados ao comércio, que é o tráfico de drogas. Por isso foi pedido um mandado de busca na residência dele, o que foi concedido pelo Juiz da Comarca, e hoje nós fomos até a residência dele e, no quarto, encontramos maconha e crack, além de outros apetrechos tipicamente utilizados no tráfico de drogas, como papel alumínio e fita crepe para embalar os entorpecentes.

Agora: No momento da detenção, qual foi a alegação do Rodriguinho?

Dr. Maurício:

Ele, como todos os demais indivíduos costumam dizer, afirmou que as drogas não eram dele, não sabia por que estavam lá... Mas acontece que a droga estava escondida debaixo de uma gaveta de um armário de roupas do quarto dele. Não temos dúvida nenhuma de que essa droga pertencia a ele e era destinada ao comércio de entorpecentes.

Agora: Ele já tem passagens pela Polícia?

Dr. Maurício:

Sim, ele apresenta antecedentes criminais e é uma pessoa bastante conhecida aqui no nosso meio, por estar envolvido há muito tempo no delito do tráfico de entorpecentes. Existe ainda uma suspeita de que ele pertença a uma facção criminosa conhecida e é gratificante para nós tirarmos um indivíduo perigoso como este do meio social.

Agora: Será que o Rodriguinho utiliza os adolescentes para vender drogas para ele?

Dr. Maurício:

As investigações vão prosseguir para saber quem são os comparsas do Rodriguinho, porque sozinho ele não atua. Com certeza existem comparsas, mas não sabemos se são adolescentes. As investigações vão continuar para tentarmos identificar os autores e também detê-los.

Agora: Além das substâncias entorpecentes, a equipe da Dise apreendeu outros produtos na casa do autor?

Dr. Maurício:

Foi apreendido também dinheiro picado, que foi utilizado pelo viciado que vai até o ponto de tráfico e entrega ao traficante para comprar drogas. Foi apreendido uma certa quantia em dinheiro, alguns cheques que vamos verificar a procedência, tudo indicando que lá existia o tráfico de entorpecentes. No local, encontramos alguns nomes de pessoas que vamos investigar a que se refere isso. As provas são muitas e nos deixa certos de que o Rodriguinho vai ser condenado pela Justiça Criminal e vai permanecer longos anos detido do meio social, o qual não pode ficar solto por aí.

Agora: Ao ser comprovado o delito do indiciado Rodriguinho, a equipe da Dise deu voz de prisão?

Dr. Maurício:

Sim, foi dada voz de prisão ao indiciado e ratificada por mim. Ele foi autuado em flagrante delito por infringir o Artigo 33 da Lei 11.343/06 do Código Penal e foi para a cadeia de Jaboticabal.