05 MAR 2010
Prefeito Nério Costa entrega obra em Cruz das Posses

O prefeito Nério Costa e o vice Dr. Benelli entregaram à população de Cruz das Posses mais uma benfeitoria: a EMEI Maria Rosa Motta. A cerimônia de inauguração ocorreu nas dependências da escola, na última sexta-feira, dia 26, e reuniu moradores do Distrito, secretários, vereadores, assessores, familiares da patrona da EMEI e outras autoridades como, por exemplo, o deputado estadual Davi Zaia.

As obras no local começaram em agosto do ano passado e, segundo os dados da Secretaria de Obras, Transportes e Conservação foram investidos cerca de R$ 433 mil, com recursos próprios do Município. “Ficou maravilhosa. Sinto uma enorme satisfação em poder participar deste maravilhoso evento”, comentou a diretora da unidade escolar, Dalva dos Reis Valerini.

“Para mim, é uma emoção muito grande participar desta solenidade, ainda mais que estamos fazendo um bem para nossa educação de Sertãozinho”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Maria Dirma Bononi Francisco.

Todo o trabalho no local foi executado pela HS Lopes Construtora LTDA, empresa vencedora da licitação. Agora, a EMEI Maria Rosa Motta conta com seis salas de aula, sala de brincar, lactário, berçário, sanitários, dormitório, solários, cozinha e despensa. Também dispõe, ainda, de salas de administração e de recepção, lavanderia, depósito, refeitório e pátio coberto. “Esta, com certeza, é apenas parte do que Administração Nério Costa está fazendo pelo nosso Distrito. Tem muito mais benfeitorias que o nosso prefeito irá fazer por nós, moradores de Cruz das Posses”, afirmou o vereador Antônio César Peghini (Cesinha).

O deputado Davi Zaia fez o seguinte comentário: “o Nério está de parabéns por investir numa área tão importante, que é a educação”. Em seu discurso, Nério Costa agradeceu a presença de todos e explicou a importância desta obra. “Além de proporcionar hoje mais conforto às crianças atendidas no local, estamos investindo nelas que serão o nosso futuro. Todo administrador público tem que ‘olhar’ para educação com um certo carinho e, estamos trabalhando muito para garantir um futuro melhor para as nossas crianças, jovens e adultos”, concluiu o prefeito Nério Costa.

Esta foi a terceira unidade escolar entregue pelo prefeito Nério Costa nos dois últimos meses. As outras duas escolas inauguradas foram a EMEI Ana Maria Canesin Lovato e EMEF Prof. Roberto Zanutto Desidério, nos dias 5 e 6 de fevereiro, respectivamente.

Curiosidade

Maria Rosa Motta foi uma das moradoras mais antigas do Distrito de Cruz das Posses. Ela nasceu no dia 26 de setembro de 1890, na cidade de Santa Cruz das Palmeiras e, ainda adolescente, em companhia de seus pais, transferiu residência para Ribeirão Preto, onde se casou com Militão José da Motta, mudando-se, a seguir, para o Distrito de Cruz das Posses, onde o casal residiu por mais de 50 anos.

Ela teve 12 filhos, dos quais três faleceram ainda adolescentes, sobrevivendo nove filhos, sendo seis homens e três mulheres. Além dos afazeres do lar, Maria Rosa foi parteira por mais de 30 anos. Por muitas vezes, ela se locomovia a pé, de carrinho ou carroça de tração animal, percorrendo chácaras, sítios e fazendas para dar atendimento a parturientes.

Maria Rosa Motta faleceu no dia 17 de setembro de 1960, na cidade de Ribeirão Preto, onde foi sepultada.