02 MAR 2010
Metalúrgicos querem novo sindicato em Sertãozinho

Por volta das 16h de quarta-feira, 17, próximo à rotatória do Jardim das Palmeiras, aconteceu uma assembleia entre metalúrgicos que pretendem formar um novo sindicato da categoria em Sertãozinho. O encontro foi bastante tumultuado, havia mais confusão e discussão do que acordo entre os trabalhadores e representantes do atual sindicato.

Os manifestantes ficaram irritados com a presença dos representantes do Sindicato, que chegaram com um caminhão de som. O vidro do para-brisa do caminhão foi quebrado a pedradas. Policiais acompanhavam de perto e amenizaram a situação.

“É licito montar um sindicato da cidade de Sertãozinho, não queremos separar do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região. Este é sindicato dos trabalhadores de Ribeirão, com sub-sede em Sertãozinho. Nós estamos criando um sindicato de Sertãozinho. Fizemos um edital, está no Diário Oficial da União, convocando esta assembleia com todos os trabalhadores. Se a classe aceitar, vai ser criado um novo sindicato”, disse Eliéser Gomes da Silva, integrante da comissão que pretende formar o novo sindicato. “Estamos insatisfeitos com o Sindicato de Ribeirão Preto por alguns fatos que ocorreram em dezembro, como no caso dos 12% que eles não deram direito da gente recorrer e protocolar uma carta falando que os 12% não precisavam ser descontados. Desde então, algumas pessoas procuraram a gente para montar o sindicato de Sertãozinho”, completou.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região, Élio Cândido, esclareceu o motivo de ter entrado com uma liminar suspendendo a assembleia realizada. “A assembleia ocorreu de forma equivocada, porque Sertãozinho hoje é a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, nós já transferimos a sede para cá desde setembro do ano passado. E a constituição é bem clara, ela prevê a liberdade e autonomia sindical que é a unicidade sindical. É vedada a criação de uma outra entidade sindical na mesma cidade onde já existe uma entidade representando. A legislação não permite isso. Conseguimos uma liminar que suspendeu os efeitos do ato realizado”, explicou.

No entanto, os metalúrgicos contra o atual sindicato dizem que um advogado da comissão vai a Brasília apurar se há algum documento sobre a transferência da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão e Região para Sertãozinho.