31 MAI 2021
31 DE MAIO: DIA DA ORQUESTRA JOVEM DE SERTÃOZINHO
Data é celebrada desde 2014. Em 2021, a Associação Orquestra Jovem de Sertãozinho Escola Dramático Musical completa 11 anos de sua fundação

Dia 31 de maio é o dia municipal da Orquestra Jovem de Sertãozinho! A data foi incluída no calendário oficial de eventos do município através da lei nº 5.592, de 09 de janeiro de 2014, cujo projeto foi proposto pelo então vereador e hoje secretário de Segurança Pública e Trânsito, Fabiano Trigo.

A primeira apresentação oficial do grupo musical de alunos que deu origem à Orquestra Jovem de Sertãozinho foi no dia 07 de fevereiro de 2007, na EMEF “Profª Elvira Arruda de Souza”. Mais tarde, em 31 de maio de 2010, foi criada a Associação Orquestra Jovem de Sertãozinho Escola Dramático Musical, conforme ata registrada em cartório. Por isso a escolha dessa data para celebrar o dia da Orquestra.

A atribuição de um dia municipal em homenagem a essa iniciativa é um reconhecimento ao trabalho dos músicos fundadores e suas famílias que, somando esforços e acreditando na proposta apresentada pelo maestro Américo Perin e pela sua esposa, Angela Maria Volpe, criando em Sertãozinho um grupo musical de grande importância.

A Orquestra oferece ensino gratuito de teoria e prática de instrumentos das diversas famílias que compõem uma orquestra: cordas, madeiras, metais e percussão. Trata-se de um trabalho social, pois as crianças e jovens atendidos são provenientes de famílias de baixa renda e, muito provavelmente, não poderiam ter acesso à formação oferecida. Além da formação profissional, o projeto promove a interação social e o aumento da autoestima da população atendida.

O projeto é subsidiado pela Prefeitura através de um termo de fomento firmado com a Secretaria de Cultura e Turismo, renovado anualmente. Os ensaios acontecem no anfiteatro da Secretaria.

Durante a pandemia de Covid-19, as apresentações da Orquestra estão suspensas. Após bastante tempo tendo aulas exclusivamente online, os alunos do projeto voltaram recentemente a ter aulas presenciais em grupos reduzidos distribuídos ao longo da semana, inclusive aos sábados e domingos, respeitando todas as medidas de segurança.

Fonte: Arquivo Orquestra Jovem