05 JUL 2021
PREFEITURA AMPLIA TESTAGEM DE SÍFILIS CONGÊNITA EM UBSs DE SERTÃOZINHO
A Prefeitura de Sertãozinho está ampliando a testagem de sífilis congênita nas UBSs de Sertãozinho e Cruz das Posses. A notícia vem após uma solicitação do prefeito Dr. Wilsinho e uma reunião da Secretaria Municipal de Saúde com representantes da DRS III (Diretoria Regional de Saúde).

IMPORTÂNCIA
A testagem pode ser um bom aliado no diagnóstico precoce da doença. O teste deve ser feito no início do pré-natal, no terceiro trimestre da gravidez e no momento do parto. Se não tratada, a sífilis congênita aumenta as chances de aborto, má formação do feto ou morte ao nascer.

O QUE É
A sífilis congênita é uma doença infecciosa que passa de mãe para filho, transmitida através da placenta, em qualquer momento da gestação ou parto. A transmissão acontece durante a relação sexual sem preservativo ou transfusão de sangue contaminado. Os principais sintomas são feridas que aparecem nos órgãos sexuais poucos dias após a relação sem proteção.
Fonte: Departamento de Comunicação