12 AGO 2021
VOCÊ SABIA? 12 DE AGOSTO É O DIA DA JUVENTUDE!

A Casa da Juventude de Sertãozinho traz dados para refletir sobre esse dia e parabeniza todos os jovens de Sertãozinho

No Brasil, a atual Política Nacional de Juventude (PNJ) considera que os jovens são as pessoas que possuem entre 15 e 29 anos.

A data comemorativa de 12 de agosto foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão e para destacar o papel importante que os jovens têm na sociedade como agentes de transformação no futuro do planeta, além de dar maior evidência às lutas enfrentadas pelas juventudes.

Atualmente, podem ser citadas como essas dificuldades más condições de vida, educação e saúde de baixa qualidade, desrespeito aos direitos, dificuldade em entrar no mercado de trabalho, entre outras.

Nesse cenário de pandemia de Covid-19, os jovens também estão sendo afetados. De acordo com a 2ª edição da pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus”, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), divulgada em 14

de junho de 2021, que escutou mais de 68 mil jovens de todo o Brasil, com idade entre 15 e 29 anos, 61% dos jovens relatam ansiedade, 56% dizem fazer uso exagerado das redes sociais e 51% afirmaram que sentem exaustão ou cansaço constante. Além disso, 40% dos jovens relataram episódios de insônia ou distúrbios de peso.

Outro dado preocupante presente no levantamento é que 1 em cada 10 jovens admite que um dos impactos da pandemia em suas vidas são os pensamentos suicidas ou de automutilação, sendo que este número é ainda maior na faixa de 15 a 17 anos. Para ler o relatório na íntegra, acesse: https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus/.

A Casa da juventude de Sertãozinho, mesmo diante de um cenário desafiador, parabeniza a todos os jovens por suas lutas diárias e reforça suas pautas em defesa dos diretos da juventude, buscando dar visibilidade às suas demandas e aos seus ideais de mundo.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS