02 SET 2021
CEU DAS ARTES TEM OFICINA ONLINE SOBRE TEATRO JAPONÊS
Em parceria com o Museu da Imagem e do Som, a oficina será oferecida nos dias 6, 8 e 10 de setembro, em plataforma online

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes) oferece a Oficina A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI. Trata-se de uma parceria entre Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Museu da Imagem e do Som, através do Programa Pontos MIS; e a Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho.

Ministrada pela figurinista e diretora de arte Maria Cecília Amaral, a oficina é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Serão três encontros de duas horas cada, nos dias 6, 8 e 10 de setembro, das 19h às 21h.

Estão disponíveis 50 vagas para moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses, a partir de 15 anos. As inscrições devem ser feitas online, na plataforma Sympla, clicando aqui: https://bit.ly/OficinaTeatroJapones. O link para acessar a palestra será enviado no e-mail informado no momento da inscrição.

O curso busca apresentar um panorama sobre a história e evolução do teatro japonês (Nô e Kabuki); elementos da caracterização de personagens (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços); e análises da evolução do traje e caracterização de personagens. Também se propõe analisar referências e construção de trajes e estimular a criatividade dos participantes através das discussões e confecção de adereços a partir de materiais e técnicas com papel e dobradura.

Os participantes devem providenciar os materiais: papel craft ou sulfite, folhas de jornal, material de colorir, tesoura e cola branca.

Mais informações no CEU das Artes pelo telefone: (16) 3942-4282. O horário de funcionamento no momento é de terça a sábado, das 8h às 19h, sem pausa para almoço.

A PALESTRANTE
Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, arte-educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo. Mestranda em Artes Cênicas pela USP, tem graduação em Design de Moda e pós-graduação em Cenografia e Figurinos e em Arte-educação.