29 SET 2021
SETEMBRO AMARELO: CONHEÇA O ATENDIMENTO DE SAÚDE MENTAL DE SERTÃOZINHO
Pode ser que a sua vida tenha perdido o brilho e que a sua dor seja insuportável. Se você se sente assim ou conhece alguém que esteja em sofrimento emocional, o indicado é procurar atendimento especializado.

A população de Sertãozinho conta com dois serviços públicos de saúde mental: o CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, para atender a população que faz uso de alguma substância psicoativa, e o Ambulatório de Saúde Mental (ASM), que atende outras doenças psiquiátricas não relacionadas ao uso de substâncias e está em transição para se tornar um CAPS geral.

A psiquiatra infantil do ASM de Sertãozinho, Daniela Costa Lobo e Silva, explica que os pacientes chegam ao ambulatório encaminhados pelas UBSs. “O primeiro passo é procurar uma UBS próxima à sua residência, onde a pessoa vai passar por avaliação de um clínico geral ou pediatra”, orienta Daniela.

Segundo a psiquiatra, se for um caso leve, o tratamento continuará sendo realizado pelo médico da UBS, que conta com o suporte e orientação dos médicos psiquiatras e os psicólogos do ASM. “Nós orientamos e discutimos os casos com a equipe de saúde das UBSs em relação aos casos de menor gravidade. Os casos mais graves são encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental ou CAPS-AD”, Daniela afirma.

Pessoas com dependência em álcool e outras drogas podem procurar o CAPS-AD diretamente, sem necessidade de encaminhamento médico. Lá são atendidos casos de leve a graves e o serviço está de portas abertas das 7h às 17h, não é necessário marcar horário.

A cada mês, o ASM tem cerca de 120 atendimentos de novos pacientes. Já o CAPS-AD acolheu 1441 usuários desde a abertura, há seis anos. Esses números incluem pacientes novos e também antigos, desde que não tenham se consultado há pelo menos um ano. Nesse acolhimento, o profissional da equipe de saúde ouve a história do paciente e orienta como será o tratamento.

Em casos de urgência e emergência, as pessoas são direcionadas à UPA, onde serão avaliadas pelo médico plantonista. Se for avaliada necessidade de internação, o paciente aguardará vaga na unidade até liberação da mesma pelo sistema CROSS.

Confira quais são os serviços de saúde oferecidos pelo Município no link: https://www.sertaozinho.sp.gov.br/setembroamarelo