30 SET 2021
ÁRVORES DE SERTÃOZINHO PASSAM POR AVALIAÇÃO DE RISCO DE QUEDA, COMO MEDIDA PREVENTIVA
Estudo é feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas

A Prefeitura de Sertãozinho iniciou uma aprofundada análise da atual situação de árvores em praças e áreas verdes do município. O estudo nesses locais chegou em boa hora, até para que ocorrências como a tempestade registrada no último domingo (26) tenham impactos menores na cidade. Para isso, os riscos de queda de espécies mais antigas estão sendo avaliados, para que medidas de prevenção possam ser tomadas.

O estudo, que está sendo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, conta com a parceria do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

A equipe de pesquisa e integrantes da secretaria fizeram uma primeira análise na praça José Tincate do Conj. Hab. “Lourenço Domenici” (Cohab III). Os técnicos da secretaria receberam treinamento na manhã desta quinta (30) e devem aplicar os conhecimentos em outras áreas do município nos próximos dias.

Na avaliação foram feitas ressonâncias, tomografias, além do uso do penetrômetro, que é um equipamento usado no diagnóstico interno das árvores. Após esse estudo, se houver alguma espécie condenada, a secretaria fará o procedimento protocolar de extração, seguindo todas as medidas de segurança, com isolamento da área.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS