Em 2021, a Feira do Livro de Sertãozinho chega à 18ª edição. Nesses 18 anos de trajetória, ela cresceu e se modificou – chegando, inclusive, ao formato on-line.
Estamos diante de um bom momento para refletir sobre de onde a Feira do Livro veio, por onde passou e para onde irá. Por isso, o tema para o evento deste ano é “A maioridade da Feira do Livro de Sertãozinho: trajetória, resultados e perspectivas”.
Nos próximos dias, você poderá conferir um pouco da história desse evento tão tradicional na cultura e educação de Sertãozinho e mergulhar nas reflexões sobre seu presente e futuro.
TRAJETÓRIA DE REFLEXÕES
Tudo começou em 2003, com o tema “O livro muda as pessoas. O livro muda o mundo. Venha mudar você também”. Ao longo dos anos, as temáticas foram variadas, passando por cultura, meio ambiente, pensamentos e sentimentos, inclusão social, cultura de paz, educação e saúde.
Em sua décima edição, o mote foi “Sertãozinho: seu passado, seu presente. E o seu futuro?”. A seguir, a população pode desfrutar de eventos sobre a relação entre educação, cultura e superação, além do papel da família na educação, dos desafios da linguagem e Sertãozinho em prosa e verso.
As de 2017 a 2019 abordaram temáticas mais complexas, como “A arte do (re)conhecimento”, “Diferentes vozes, infinitas histórias” e, para fechar com um tema superatual: “Ler é poder! A mulher escrevendo novas histórias”.
Organizada pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, a 18ª Feira do Livro de Sertãozinho é um projeto contemplado no Edital Tradição SP, que faz parte do Programa Juntos pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
O evento acontecerá de 13 a 17 de outubro, de forma on-line, contando também com recursos municipais, que serão adicionados ao montante contemplado no edital.