28 OUT 2021
SERTÃOZINHO SUPERA O ESTADO DE SÃO PAULO EM NÚMERO DE VACINADOS CONTRA COVID-19
Com 70% da população geral vacinada com as duas doses ou dose única, índice é maior do que nos EUA e Reino Unido

O novo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (28), com base nos dados do site Vacivida, IBGE e SEADE, aponta que 89,8% da população adulta de Sertãozinho já recebeu as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. Esse número supera a porcentagem de pessoas maiores de 18 anos com o esquema vacinal completo no Estado de São Paulo, que é de 87,19%.

Entre a população geral com a vacinação completa, os números de Sertãozinho (70%) também superam os dados estaduais (67,67%) e até mesmo dos EUA (58%) e Reino Unido (67,9%) – de acordo com dados do site Our World in Data. O município é também um dos que mais vacinaram contra a Covid-19 entre as cidades que integram a Direção Regional de Saúde (DRS XIII).

Além disso, a cobertura vacinal da população acima de 12 anos está avançando rapidamente no município e aproxima-se cada vez mais da cobertura total: são 99,3 % com uma dose e 84% com as duas doses ou dose única.

Entre os adolescentes, os vacinados com uma dose já são 99,1% e 30,2% já receberam as duas aplicações, sendo que a segunda imunização para esse grupo está em andamento. A população adulta e a população geral com uma aplicação encontram-se em 99,5% e 82,6%, respectivamente.

O crescimento da vacinação contra a Covid-19 na cidade continua influenciando cada vez mais na queda de positividade da doença e na redução de óbitos, sendo dois óbitos nos últimos 30 dias. E Sertãozinho chegou a contar 21 dias sem registro de óbitos por coronavírus, entre 23 de setembro e 13 de outubro.

Mesmo com a melhoria significativa dos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância do comportamento seguro, com adoção de protocolos sanitários exigidos para barrar o avanço do vírus, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.

Texto: Luciana Nascimento