21 DEZ 2021
DEZEMBRO LARANJA: EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL PODE SE TORNAR INIMIGA DA SAÚDE DA PELE

Dezembro Laranja chegou para alertar sobre os perigos da exposição da pele em excesso aos raios solares e também raios ultravioletas, que podem causar câncer, queimaduras, envelhecimento da pele e até problemas de visão.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele tipo não-melanoma é o mais comum e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. O INCA registra em média anualmente cerca de 185 mil novos casos da doença. A exposição ao sol também pode agravar doenças pré-existentes como melasma, vitiligo, herpes, carcinomas, rosácea, entre outras.

Como prevenir problemas relacionados à pele?

Evitar exposição excessiva ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Em outros períodos do dia, recomenda-se procurar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro solar com fator de proteção no mínimo 30. Esses são alguns dos cuidados que podem ser adotados para amenizar os riscos do problema.

Fique atento:

Caso note manchas na pele que coçam, ardem, escamam, feridas que não cicatrizam em quatro semanas, mudança de textura na pele, pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, procure a ajuda médico.

Texto: Christian Sedassari

Departamento de comunicação – PMS