25 JAN 2022
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO DIVULGA PROJETO VOLTADO A JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

A Prefeitura de Sertãozinho publicou no Diário Oficial, na data de ontem (24), o Edital de Chamamento Público para o Projeto “Cidadania e Oficina de Bicicletaria para Jovens”, que vai oferecer no período de abril a dezembro de 2022, a possibilidade de capacitação profissional e participação em oficinas de cidadania e desenvolvimento humano, à adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 18 anos, que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, ou que são assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; egressos da Fundação Casa e encaminhados para atendimento e acompanhamento nos CRAS e Casa da Juventude.

‘‘’A Vara da Infância e Juventude disponibilizou ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o valor de aproximadamente R$ 160 mil para a execução de um projeto voltado para adolescentes em situação de risco pessoal e social, em especial em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Vimos que nos últimos meses a quantidade de pessoas fazendo uso de bicicletas nas ruas aumentou significativamente em Sertãozinho, mas falta mão de obra qualificada para lidar com a demanda. Além disso, a ideia é transmitir a mensagem que é possível buscar melhores condições de vida de forma lícita”, ressalta a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.

SOBRE O PROJETO
O projeto terá capacidade de atender até 20 adolescentes e jovens por quadrimestre, totalizando 40 no período de oito meses. Serão disponibilizados o transporte e equipamento de proteção individual – EPI aos profissionais, kits de ferramentas que serão entregues individualmente para cada adolescente no decorrer das oficinas, além do fornecimento de material didático para as Oficinas de Cidadania e Desenvolvimento Humano e ainda, uniformes e lanches durante as oficinas.

As bicicletas utilizadas no projeto serão cedidas pelo município, sendo as que são apreendidas pela Guarda Civil Municipal – GCM, em infrações previstas em Lei, que ficam à disposição dos proprietários para devolução em um período de até 90 dias e aquelas que não forem retiradas pelo proprietário após este período, serão cedidas ao projeto de forma regulamentada.

A iniciativa busca a celebração de uma parceria com uma Organização da Sociedade Civil – OSC para a execução do projeto, que acontecerá no Centro Comunitário do Jardim Alvorada, localizado à rua Paulo Meloni, 720, ou em outro local a ser disponibilizado pelo município, procurando priorizar, se possível, a região de maior abrangência dos adolescentes que frequentarão o projeto.

Texto: Christian Sedassari

Departamento de Comunicação – PMS