A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, unificará o Teste do Pezinho e a aplicação da vacina BCG, a partir do dia 7 de março, no Centro Médico de Especialidades “Aparecida Maria Germana Martins”, Jardim Recreio. A iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços.
De acordo com a Chefe de Seção de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Paiva, a medida visa dar ainda mais comodidade: “antes da unificação, as mães realizavam o Teste do Pezinho na UBS ‘Dr Fauze Ali Mere’, no bairro Shangri-lá. No dia seguinte, elas tinham que buscar uma outra unidade de saúde para a aplicação da dose da BCG nos bebês. Agora vamos realizar os dois serviços no mesmo local. Estamos proporcionando comodidade às mães’’.
A Secretaria de Saúde ressalta que os bebês nascidos em Sertãozinho sairão da maternidade com a Vacina BCG e o Teste do Pezinho já agendados. Os que nascerem em outras cidades, precisarão procurar o Centro Médico de Especialidades “Aparecida Maria Germana Martins” para realizar o agendamento. Os atendimentos acontecerão das 08h às 11h30, de segunda a quinta-feira.
Para moradores de Cruz das Posses, a rotina permanece a mesma, com o Teste do Pezinho sendo realizados na UBS “Edgar Silveira Pagano”, de segunda-feira e quarta-feira, das 07h30 às 11h00. A vacinação BGC ocorre somente nas quartas-feiras, a cada 15 dias.
O QUE É TESTE DO PEZINHO
Feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme). A data ideal para a coleta do exame é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido, segundo o Ministério da Saúde.
VACINA BCG (Bacilo Calmette-Guérin)
O imunizante é aplicado para prevenir a tuberculose, uma doença transmitida pela saliva e por materiais contaminados pelo Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, que a descobriu em 1882. Em 90% dos casos, o sistema imunológico é capaz de conter a multiplicação do bacilo. Entretanto, em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunológico e começa a se multiplicar, resultando na progressão de uma simples infecção por tuberculose para a doença em si.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS