Ensinar às crianças a importância de preservar a natureza, em especial as árvores nativas da nossa região. Esse foi o principal objetivo da equipe do Viveiro de Mudas de Sertãozinho na atividade realizada nesta quarta-feira (23), na EMEF “Profª Joanninha Gilberti”, quando crianças do 1º ao 5º ano fizeram o plantio de quatro mudas de pitangueiras.
O feito faz parte da criação do primeiro “Parque das Pitangas” do município, uma ação do Programa MAIS – Modelo Ambiental de Inclusão Sustentável, criado pelo Viveiro Municipal em 2021, com o intuito de promover crescimento social e econômico aliado à educação ambiental em todos os setores da comunidade, começando pelas escolas. O objetivo é proporcionar inclusão e maneiras sustentáveis de preservar o patrimônio ambiental.
Para o diretor do Viveiro Municipal, José Osvaldo Capelotto, os estudantes aprenderam que um simples plantio de árvores, principalmente frutíferas, impacta positivamente o meio ambiente. “As flores produzidas pelas espécies frutíferas atraem as abelhas que, ao se alimentarem do néctar dessas flores, as polinizam, permitindo a frutificação”, ele explica. E ressalta: “só conseguimos ter uma boa produção de frutos por conta do trabalho que esses pequenos insetos fazem”.
A escolha dessa espécie arbórea não foi ao acaso. As pitangueiras são umas das árvores que mais produzem flores. Por isso, atraem muitas abelhas nativas sem ferrão, que contribuem para uma colheita muito mais produtiva e com frutos mais saudáveis.
Além de proporcionar essa consciência ambiental aos alunos e alunas, o plantio de árvores frutíferas em escolas municipais leva as crianças a diversificarem a sua alimentação ao consumir as frutas produzidas. E não são só as abelhas e os seres humanos que se beneficiam! As pitangas também servem de alimento para outros animais, como pássaros e saguis, que espalham as sementes e, dessa forma, ajudam a manter a biodiversidade.
O “Parque das Pitangueiras” é uma iniciativa de educação ambiental que se estende ao longo do tempo. O aprendizado dos alunos não termina no plantio, pois as pitangueiras são árvores perenes, que vivem por muitos anos e que as crianças e a escola deverão cuidar e cultivar. Este é um trabalho que dará bons frutos, em todos os sentidos.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS