20 ABR 2022
SERTÃOZINHO REALIZA ENCONTRO PARA DEBATER NOVOS RUMOS DA SAÚDE MENTAL

O Conselho Municipal de Saúde de Sertãozinho, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e as unidades de atendimento psicossociais, promoverão a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental com a temática: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento acontece na Câmara Municipal “Vereador Jamil M. Abdalla”, no próximo dia 27 de abril, a partir das 09h.

O objetivo do encontro é debater políticas de saúde mental no âmbito municipal com a participação de usuários, trabalhadores, gestores do SUS e responsáveis pela fiscalização dos serviços prestados. Visa-se construir conjuntamente e fortalecer a Saúde Pública do município, com ênfase nas questões relacionadas à promoção da Saúde Coletiva e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais atuais.

A 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental será mediada pelo assistente social do CAPS-AD de Sertãozinho, Daniel Ricardo de Oliveira. Também estará presente a médica psiquiatra da Prefeitura de Sertãozinho, com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência USP-RP e com especialização também em Álcool e Drogas pela Uniad/Unifesp, Daniela Costa Lobo e Silva. Em seguida, acontece a Conferência Estadual de Saúde Mental e, por fim, a V Conferência Nacional de Saúde Mental III.

TEMAS ABORDADOS

O Eixo Principal do encontro será “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. Outros quatro eixos serão abordados durante a Conferência:

I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania

II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental

III  – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade

IV  – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

A participação popular é imprescindível para acompanhar, debater e auxiliar na elaboração de propostas para melhorar o serviço. A Conferência será transmitida no Youtube e Facebook da TV Câmara.

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS