24 MAI 2022
CEU DAS ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS DE CAPOEIRA
Com turmas para crianças e adultos, atividades iniciam no dia 2 de junho

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes) abre hoje (24) as inscrições para aulas de capoeira. A atividade é uma parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer com o grupo de capoeira Cativeiro, do professor Lequinho.

Serão duas turmas, sendo uma às quintas-feiras, das 14h às 15h, para crianças de 6 a 11 anos de idade. E a outra às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, voltada para adultos e adolescentes a partir de 12 anos. São ao todo 40 vagas, sendo 20 por turma.

As atividades iniciarão no dia 2 de junho. Para participar, é necessário comparecer ao CEU das Artes portando documento com foto e comprovante de residência e preencher a ficha de matrícula.

O CEU das Artes funciona de terça a sábado, das 8h às 21h. O endereço é rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta, em Sertãozinho.

PATRIMÔNIO CULTURAL
A capoeira surgiu no Brasil Colonial entre os negros escravizados como uma forma de luta e de resistência contra os capitães do mato, que perseguiam quem havia fugido. Para não despertarem a suspeita dos senhores, os movimentos da luta foram adaptados de forma que parecessem uma dança.

Após a abolição da escravatura, a capoeira foi proibida no país, sendo descriminalizada apenas em 1937. Em 2008 a roda de capoeira passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e em 2014, a prática foi reconhecida pela Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Hoje sabemos que a capoeira é mais do que uma arte marcial: é uma expressão artística brasileira que mescla esporte, filosofia e arte.

Texto: Luciana Nascimento