24 JUN 2022
OFICINA SOBRE O CINEMA BRASILEIRO DA RETOMADA É A DICA CULTURAL DE HOJE
O final de semana está chegando e hoje é dia de Dica Cultural! E quem gosta de cinema nacional não pode perder a oficina Cinema brasileiro da retomada, que acontece amanhã (25), no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes), das 8h às 12h. São 50 vagas para moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses, a partir de 16 anos.

A ação é fruto de uma parceria entre Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Museu da Imagem e do Som, através do Programa Pontos MIS; e Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho.

Ministrada pelo cineasta Bruno Cucio, a oficina visa promover a discussão em torno do cinema nacional do período da retomada, nos anos 1990, até os dias de hoje, buscando explorar o contexto sociopolítico e cultural e debater as transformações e inovações estéticas neste período e na atualidade.

Estarão em pauta assuntos como o fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da ANCINE no início dos anos 2000, o forte ressurgimento dos editais públicos e a situação atual da produção audiovisual.

Para participar é só comparecer ao local e apresentar documento com foto. Não é necessário se inscrever previamente. O CEU das Artes está localizado à rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta, em Sertãozinho. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 8h às 21h, sem pausa para almoço. Mais informações pelo telefone: (16) 3942-4282.

O PALESTRANTE
Bruno Cucio é cineasta formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Mestrando do departamento de artes da UNESP, é também sócio da Travessia Filmes. Desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino. Atualmente é professor e coordenador pedagógico do Instituto de Cinema de São Paulo (INC).

Bom final de semana!

Texto: Luciana Nascimento