29 JUN 2022
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO INTENSIFICA PATRULHAMENTO RURAL; SAIBA COMO SOLICITAR O SERVIÇO EM CASOS DE URGÊNCIA
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, vem trabalhando para reforçar o patrulhamento em ranchos, sítios, fazendas e chácaras que ficam fora da área urbana do município. Para ocorrências desse tipo, podem ser acionadas a GCM (pelo telefone 199 ou 16-3945-9360) ou a Polícia Militar (pelo 190).

Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Dr. Wilsinho reuniu-se com o comandante da Guarda Civil Municipal, Thiago Carvalho, e com o secretário da Casa Civil, João Pedro Lucchesi, para discutir estratégias de otimização de ações ostensivas da GCM por meio do patrulhamento rural. “Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção para reduzir a criminalidade nessas áreas, ampliando a segurança para quem vive no campo”, comenta o prefeito.

Após um longo período inativo, o Patrulhamento Rural foi retomado no município em novembro do ano passado, após uma força-tarefa do prefeito Dr. Wilsinho e do vice Ricardo Almussa.

IDENTIFICANDO UM CASO SUSPEITO
Segundo a GCM, grande parte das ações criminosas em áreas rurais são premeditadas por quadrilhas especializadas em furtos, roubos e sequestros com refém, a partir de informações privilegiadas.

Os criminosos geralmente utilizam armas de grosso calibre e muita violência. Diante de qualquer suspeita, o proprietário deve procurar um local seguro e acionar imediatamente a Patrulha Rural, GCM, ou Polícia Militar.

COMO FUNCIONA O PATRULHAMENTO RURAL
Comandada pela GCM, a Patrulha Rural conta com duas viaturas, modelo caminhonete, conquistadas em 2021 e 2022, através do convênio com o Programa Agro SP+ Seguro, do governo estadual. Os veículos têm tração nas quatro rodas e chegam em áreas de difícil acesso. As viaturas também são equipadas com GPS, guinchos com capacidade para 3 mil quilos e um kit para combate a pequenos incêndios.

Além do patrulhamento em solo, a GCM também realiza o monitoramento aéreo com uso de drones. O sistema foi incorporado recentemente e tem ajudado na fiscalização em proximidades de rios.

ATENDIMENTO
O Patrulhamento Rural em Sertãozinho funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Diante de qualquer suspeita fora desse período, a GCM deve ser acionada pelo telefone 199 ou (16) 3945-9360. A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.

Fonte: Rafael Aguiar - Departamento de Comunicação PMS