08 AGO 2022
ENCONTRO DE BICICLETAS, MOTOS E CARROS ANTIGOS ATRAI MAIS DE 4 MIL PESSOAS AO PARQUE “GUSTAVO SIMIONI”
Quem foi ao Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni” neste domingo (07) pode participar de uma atração diferente das oferecidas normalmente pelo equipamento turístico. É que foi realizado o 1º Encontro Anual de Antigos Slow Aircooled.

Promovido pelo grupo Slow Aircooled Sertãozinho, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os 4.479 visitantes do domingo puderam admirar os cerca de 700 veículos expostos: carros refrigerados a ar em geral, antigos clássicos, off road e rebaixados, além de motos antigas clássicas e bicicletas low rider.

Entre os expositores estavam integrantes de clubes de veículos de Sertãozinho e outras 12 cidades paulistas: Araraquara, Barrinha, Bebedouro, Franca, Frutal, Jaboticabal, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Cravinhos, Taquaritinga e Viradouro.

Foram premiados no evento o maior comboio (grupo Califórnia Volks Ribeirão Preto), o veículo mais antigo (Ford Lincoln 1949, do sr. Luiz Borges) e o veículo mais com apetrechos (Fusca 1980, do sr. Edgar, de Pitangueiras).

Para participar do evento, os expositores doaram alimentos não perecíveis, que serão entregues a APAE, Lar de Amparo à Criança Filhos de Deus e Casa Pia São Vicente de Paulo.

O encontro durou o dia todo, com direito música ao vivo, praça de alimentação com foodtrucks e mercado de pulgas com miniaturas de automóveis.

Na ocasião, o prefeito Dr. Wilsinho e o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini, homenagearam quatro oficiais aposentados da Guarda Civil Municipal que prestaram serviço no Parque: Alvino da Silva, Donizete Ap. Bento, Valdir Carlos do Prado e Vilson Vanderlei Picasso; além de antigos diretores do equipamento: Nilson Rogério Pica-pau da Silva, Marcelo Arruda Barbosa, Renato Schiavinato, Elziane Sandrin e Márcio Sanches. Também estiveram presentes os secretários de Governo, Walter Celline, e de Meio Ambiente e Agricultura, Ivan Mello.

A data para o 2º Encontro Anual de Antigos Slow Aircooled já foi marcada para 06 de agosto de 2023, novamente no Parque Ecológico.

CARROS REFRIGERADOS A AR
“Air-cooled” é a palavra em inglês que se refere aos motores com refrigeração a ar. Esse tipo de motor foi criado na Alemanha no final dos anos 1920 com o intuito de criar um carro popular. Foi aí que surgiu o Fusca, conhecido na época como Volks Wagen (VW), que significa “carro popular” em alemão. Outros veículos refrigerados a ar mais populares no Brasil são também de fabricação da VW: o antigo modelo do Gol, Kombi, Brasília, Parati e Variant.

Texto: Luciana Nascimento
08/08/2022
Confira as fotos do 1º Encontro Anual de Antigos Slow Aircooled, que aconteceu no dia 07 de agosto, no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”.