SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR AMPLIA OPÇÕES DE ATENDIMENTO EM SERTÃOZINHO E CRUZ DAS POSSES
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando as opções de atendimento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O serviço presencial ocorre das 7h às 17h, passando a contar agora com a opção de atendimento por telefone, das 17h às 19h, através do número: (016) 98857-3409.
O QUE É O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR (SAD)?
A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.
O SAD, através do Programa Melhor em Casa (Programa Federal de financiamento dos SADs), atende pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe do SAD, sendo o cuidado compartilhado com a família ou cuidador responsável.
O Serviço de Atendimento Domiciliar, por meio do programa Melhor em Casa, é composto por diversos profissionais da saúde, que realizam atendimento no domicílio das pessoas que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos. O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação das equipes de Atenção Básica (UBS) ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O serviço de referência do paciente preenche a guia de encaminhamento específica, que será encaminhado para o e-mail institucional do SAD e posteriormente programada visita para avaliação de elegibilidade. Caso você precise deste serviço ou saiba de alguém que precise, faça contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.
CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA SER PACIENTE DO SAD
- Residir em Sertãozinho ou Cruz das Posses;
- Passar pelos critérios de classificação de elegibilidade estando de acordo com Portaria Ministerial específica do Melhor em Casa;
- Possuir cuidador/familiar/responsável lúcido e que esteja disposto a realizar os cuidados básicos do paciente sem autonomia.
Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS
Imagem: Freepik