20 OUT 2022
“OUTUBRO ROSA” ALERTA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA
A campanha “Outubro Rosa” é anualmente dedicada à conscientização sobre o câncer de mama. Ao viabilizar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribui para a redução da mortalidade pela doença.

O câncer de mama é uma doença que depende de uma complexa combinação de fatores para se manifestar. A predisposição genética representa apenas de 5% a 10% das incidências, mas serve como alerta. O principal fator de risco é a idade, e é maior em alguns grupos de mulheres a partir dos 35 anos.

As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da OMS, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Aproveitando a campanha do "Outubro Rosa", todas as unidades de saúde de Sertãozinho irão intensificar as ações de orientação à população. É importante lembrar também que mulheres a partir dos 40 anos com histórico positivo de câncer de mama na família devem consultar seu médico sobre a necessidade de realizar a mamografia. Aquelas a partir dos 50 anos de idade sem sintomas nem histórico familiar da doença devem fazer esse exame a cada dois anos.

COMO SOLICITAR O EXAME
Para solicitar a mamografia, as pacientes devem primeiro passar por um ginecologista, que vai avaliar a necessidade do exame. Caso haja, o médico preenche uma guia que é entregue na administração da unidade. Esta guia é encaminha à Central de Regulação, que faz o agendamento e avisa a paciente por telefone. O processo leva cerca de 20 dias.

Além disso, Sertãozinho faz parte do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria Estadual de Saúde. Através dele, toda cidadã a partir de 50 anos pode agendar sua mamografia gratuitamente, sem necessidade de encaminhamento médico, no mês de seu aniversário.

Entre os meses de janeiro a setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 3.348 mamografias. Lembrando que as ações de conscientização continuam nas UBSs até o final de outubro.

Ronaldo Oliveira