A Feira com produtos orgânicos plantados pelos alunos do programa “Jovem Agricultor do Futuro” aconteceu na terça-feira (18) nas dependências da Usina Viralcool. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Gomes, a diretora da Usina Viralcool, Claudia Toniello, a instrutora pedagógica, Carolina Velluci Brondi e o instrutor Técnico, Leandro Moschen Maurício, acompanharam o evento.
O Programa foi idealizado pela Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o apoio do Sindicato Rural Patronal e atende, atualmente, 28 adolescentes de 14 a 17 anos, divididos em duas turmas, todos matriculados em escolas do ensino médio do município.
O programa associa a parte pedagógica e prática do ensino ao plantio, cultivo, controle de pragas, além de outras técnicas de manejo em hortas orgânicas.
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura, dá suporte ao projeto, que tem duração de 450 horas e acontece na Escola Ambiental “Clóvis Badelotti”, em uma área de 5 mil m² localizada no interior do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”. As aulas são divididas nos turnos da manhã e tarde, sempre no contraturno da escola em que os alunos estudam.
O curso é dividido em 8 módulos e acontece de março a novembro de cada ano. As vagas para as próximas turmas serão abertas a partir do início do ano que vem.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS