24 NOV 2022
SERTÃOZINHO SE DESTACA NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO OFERECIDO À POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Odontologia, oferece uma série de tratamentos gratuitos aos sertanezinos, desde uma limpeza (profilaxia) até tratamentos mais complexos como cirurgias, laser e próteses.

O munícipe que necessitar de um tratamento odontológico ou de um atendimento de urgência, deverá se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) de seu bairro e se for após as 17h, nos finais de semana ou ainda feriados, poderá procurar a UPA.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é oferecido o tratamento odontológico de Clínico Geral, como limpezas dos dentes (profilaxias), extração de dentes (exodontia) e obturações (restaurações).

Quando o cidadão necessitar de um tratamento mais especializado, o munícipe será encaminhado para um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) existentes em Sertãozinho.

CEO – oferece aos munícipes:

– Endodontia – tratamento de canal

– Periodontia – tratamento de gengivas

– Odontopediatria – tratamento para crianças

– Cirurgia buco maxilo – cirurgias siso e complexas

– PNE-tratamento para pessoas com deficiência

– Prótese – colocação de dentaduras

– Laserterapia – tratamento com laser para diversas disfunções

O Departamento Municipal De Odontologia oferece ainda tratamento preventivo e curativo na forma de:

– Palestras destacando a importância da prevenção através da higienização bucal, mostrando inclusive que essa prática evita uma série de doenças na comunidade, como por exemplo Endocardite bacteriana, que ocorre quando há uma contaminação por bactéria e infecciona estruturas do coração e essa bactéria tem origem na boca.

- GESTANTES recebem cursos, palestras e tratamento odontológico com prioridade para que sejam orientadas principalmente com relação ao risco do parto prematuro, que ocorre quando as gengivas da gestante inflamam e por conta da alteração hormonal, há uma liberação do hormônio ocitocina e esse pode induzir ao parto prematuro por conta de contrações uterinas.

- Tratamento Pne no Centro Cirúrgico da Santa Casa. Trata-se de um tratamento odontológico cirúrgico e restaurador em pacientes com deficiência, que é realizado no centro cirúrgico da Santa Casa com anestesia geral, sob os cuidados de um Anestesiologista. Esse tratamento ocorre quando o paciente portador de deficiência não permite intervenção em ambiente ambulatorial.

- Serviço de atendimento domiciliar (SAD), atendendo pacientes impossibilitados de se locomoverem.

Locais de atendimento para tratamentos odontológicos:

– UBS “Olívia Mendes Mossin” - Rua Ten. Hélio Batista de Oliveira,531, Jardim Jamaica

– UBS “José Joaquim Bonfim” - Rua Paulo Meloni,674, Jardim Alvorada

– UBS “Francisco Xavier de Carvalho” - Rua Vitório Bisson,396, Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães (COHAB VIII)

– UBS “José Pereira de Carvalho” - Av. Hideo Takada s/n°, Conjunto Habitacional Antônio Pedro Ortolan (COHAB III)

– UBS “Antônia Canhoto Spigolon” - Rua Ernesto Scatena s/n°, Alto do Ginásio

– CSII-Ambulatório Médico e Odontológico de Especialidades – Rua Pedro Bighetti, 910, Jardim Recreio

– UBS “Jaime Bonifácio da Silva” - Av. Antônio Vanzella, 710, Jardim Santa Rosa

– CEO Dr. “Fábio Zanutto” - Rua Luiz Cancián s/n, Bairro Shangri-lá