24 NOV 2022
PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM O ESTADO PARA REFORMA DE ANTIGO PRÉDIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Foto: lan Morici/Divulgação-Setur
Na tarde de ontem (23), a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou da solenidade de assinatura dos convênios das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico, promovida pela Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo. O prefeito Dr. Wilsinho foi representado pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini, e pelo diretor de Turismo, Josias Nascimento.

Durante o evento, que foi conduzido pelo secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, em São Paulo, foram assinados 170 convênios para obras de infraestrutura turística para 130 cidades paulistas, entre estâncias turísticas e municípios de interesse turístico. As autoridades municipais presentes na solenidade fazem parte da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP) e da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP), da qual o prefeito Dr. Wilsinho é um dos membros da diretoria.

Para Sertãozinho, o repasse é de R$ 615.073,96 e será utilizado para a recuperação do antigo prédio da Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Jr”, situado na esquina das ruas Aprígio de Araújo e Washington Luiz.

As obras incluirão a criação, na parte interna, de um auditório multiuso, uma sala para atendimento ao turista, sala para funcionar como sede da Academia Sertanezina de Letras (ASEL) e um espaço para exposição de artesanatos locais. A parte externa, onde fica o quintal, receberá a construção de uma cobertura para funcionar como área de exposição permanente. Também será feita a adequação de todo o prédio para acessibilidade de pessoas com deficiência.

O objetivo é atender tanto turistas de negócios como também turistas de lazer. O local receberá, ainda, exposições de obras e produtos artesanais de artistas e artesãos locais, uma iniciativa que gerará renda a essa categoria, que foi muito afetada financeiramente pela pandemia de Covid-19.

INTERESSE TURÍSTICO
Desde 2018, Sertãozinho tem o selo MIT, uma classificação concedida pelo Governo Estadual com o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística do Estado. Para ocupar uma das 140 vagas de MIT, os municípios devem ter potencial turístico, um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos.

Luciana Nascimento