01 DEZ 2022
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO REALIZA TESTAGEM GRATUITA PARA ISTs
A 15ª edição da Campanha “Fique Sabendo” vai do dia 1 a 11 de dezembro

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a testagem gratuita para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. A campanha começa hoje (01), data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. O tema deste ano é “Zero discriminação e não ao preconceito”.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é manter o compromisso com as diretrizes do Governo do Estado, que fazem parte da “Declaração de Paris”, documento internacional que tem como meta acelerar a resposta de combate ao HIV, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), para acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

O objetivo é facilitar o acesso ao teste para ampliar a quantidade de pessoas que saibam o status sorológico e incentivar a realização de exames para a população mais vulnerável. Dessa forma, o portador do HIV é vinculado à unidade de saúde de referência para o início imediato do tratamento.

Números:
Sertãozinho tem hoje 508 pessoas vivendo com HIV/AIDS, entre homens e mulheres, cadastrados no programa de atendimento na unidade de referência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou uma alta de 10% no número de infecções.

As unidades de saúde distribuem preservativos e orientam a população. Mas é preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos da AIDS, para aumentar as formas de prevenção.

Ações:
A Secretaria de Saúde de Sertãozinho está incentivando as pessoas que têm vida sexual ativa a aproveitar a oportunidade para realizar o teste, já que muitos podem ser assintomáticos mesmo portando o HIV.

O diagnóstico precoce faz a diferença, salva vidas. O tratamento imediato do paciente com HIV melhora a qualidade de vida do portador e dá oportunidade de tratamento como se fosse uma doença crônica.

Serviços:
Nesse mês acontecerão palestras e rodas de conversa em parceria com a iniciativa privada, com a participação das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

Testagem:
Dias 10 e 11/12 – das 9h às 16h: testagem e aconselhamento no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes)
Rua Pedro Montenegro, 340 - Jardim Santa Marta
Atividade em parceria com a USP Ribeirão

Durante todo o mês de dezembro, o Centro de Referência de Infectologia realizará testagem e aconselhamento sobre o HIV, das 8h às 16h.

Ronaldo Oliveira