19 DEZ 2022
SERTÃOZINHO ENTREGA PLANO DE ECONOMIA CRIATIVA AO GOVERNO ESTADUAL
No último sábado (17), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou da solenidade de encerramento do programa Cria SP 2022, quando aconteceu a entrega dos Planos de Economia Criativa dos municípios participantes.

Durante a solenidade, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, destacou a importância do Programa Cria SP para o desenvolvimento da economia criativa nas cidades do interior paulista. Marcelo Pelegrini, secretário municipal de Cultura e Turismo, enfatizou o impacto positivo que o plano Sertãozinho Cidade Criativa terá no futuro do município.

Sertãozinho foi uma das 10 cidades selecionadas para participar do Cria SP e recebeu ao longo do segundo semestre uma consultoria para a área da gastronomia. Cristina Maseda, responsável pela mentoria, identificou as potencialidades do município junto ao grupo de trabalho formado por representantes do poder público e da sociedade civil.

O objetivo é que os municípios participantes atinjam os requisitos necessários para se candidatarem à Rede de Cidades Criativas da Unesco, que promove a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Atualmente, 12 cidades brasileiras fazem parte da Rede. Ao todo, são 295 cidades em 90 países que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música – para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

O CRIA SP
É um programa para estimular municípios do Estado de São Paulo a adotarem a economia criativa com foco na cultura e na criatividade para o desenvolvimento urbano e sustentável. Faz parte do Juntos Pela Cultura, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo promovida pela Associação Amigos da Arte com o objetivo de fomentar e difundir a cultura no Estado.

Luciana Nascimento