Em 2013, Sertãozinho foi certificada pelo Programa “Município VerdeAzul” e recebeu, pela primeira vez, o Prêmio “Franco Montoro” - conquistas que se tornaram possíveis graças ao bom desempenho ambiental do município, que tem investido muito no oferecimento de informação aos estudantes, através de ações teóricas e práticas desenvolvidas na Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, que atendeu mais de 3.600 crianças e jovens no ano passado.
Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também se destacaram durante o ano de 2013, foram:
• 1.400 atendimentos para corte ou poda de árvores;
• Aproximadamente 6.500 mudas doadas pelo Viveiro Municipal
• 10.000 árvores plantadas em áreas verdes e para recuperação de áreas de preservação permanente de Sertãozinho e Cruz das Posses.
• O projeto-piloto “Floresta Urbana” também ganhou vida no último ano, sendo implantado inicialmente nos Residenciais Aragão I e II.
A criação de Leis Ambientais Municipais e a realização de eventos de conscientização, como o “Meio Ambiente em Ação”, têm estimulado a comunidade a contribuir positivamente com a preservação ambiental.