21 MAR 2023
PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A TUBERCULOSE NAS UNIDADES DE SAÚDE
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando ações nas Unidades Básicas de Saúde durante este mês de março. A equipe do Programa de Tuberculose do município, em parceria com órgãos públicos e privados, está intensificando a busca ativa, com a oferta de exames para detecção de Tuberculose Pulmonar em pacientes sintomáticos, além da promoção de rodas de conversa e palestras em Unidades Básicas de Saúde sobre a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce.
A TUBERCULOSE
É uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Kock, e atinge principalmente os pulmões, porém pode acometer outros órgãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que, aproximadamente, 10 milhões de casos de Tuberculose e uma morte a cada 21 segundos são registradas todos os anos no mundo.
TRANSMISSÃO
A transmissão da tuberculose pulmonar ou laríngea ocorre de pessoa a pessoa pela via respiratória, quando um indivíduo com Tuberculose elimina bactérias pela tosse, espirro ou fala, e essas são inaladas por um indivíduo saudável.
SINTOMAS
O principal sintoma da Tuberculose é a tosse, que pode vir acompanhada de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Recomenda-se que todo indivíduo, com tosse de duração de três ou mais semanas, seja investigado para a Tuberculose.
TRATAMENTO
Em Sertãozinho e Cruz das Posses o atendimento ao paciente com suspeita de Tuberculose inicia-se na Atenção Básica, através da avaliação de um médico clínico geral, ou diretamente no Centro de Referência de Infectologia, com a equipe do Programa de Tuberculose, pois em nosso município é possível o acesso a essa especialidade sem a necessidade de encaminhamento. Após a avaliação, inicia-se o protocolo de atendimento, com disponibilização de diagnóstico e tratamento ao paciente e familiares (contactantes) através do SUS.

Ronaldo Oliveira