01 NOV 2023
SOLICITAÇÃO DE LOGIN E SENHA PARA NOTA FISCAL ELETRÔNICA PODE SER FEITO PELA INTERNET
Os prestadores de serviço interessados em emitir Nota Fiscal eletrônica (NF-e) já podem, através do programa SIM Digital Sem Papel, solicitar seu login de acesso e senha pela internet. O programa foi desenvolvido pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Administração.

O processo é rápido e exige apenas um documento com foto e o certificado de licenciamento integrado (CLI), quando solicitado direto pelo contribuinte ou procurador. Caso o pedido seja feito por um contador ou escritório de contabilidade, será necessário também o CNPJ do estabelecimento e o número de cadastro do profissional no conselho de classe, o CRC.

PASSO A PASSO
Veja como fazer:
1. Acesse a página da Prefeitura Municipal de Sertãozinho: www.sertaozinho.sp.gov.br;
2. Na aba “Cidadão”, clique em “SIM Sem Papel”;
3. Cadastre-se ou faça login;
4. Clique em “Protocolos” e, na sequência, em “Informações – Passo 2”;
5. Em “Assunto”, selecione “Liberação de senha e login para nota fiscal eletrônica (NFPS-E)”;
6. Anexa os documentos solicitados e clique em “Protocolar”.

A partir daí, o protocolo estará realizado e o interessado pode acompanhar a tramitação pelo e-mail ou celular, logando na plataforma.

Vale lembrar que o credenciamento em um estado ou município do país não credencia automaticamente a empresa perante os demais estados e municípios, ou seja, a empresa deve solicitar credenciamento em todos os estados em que possuir estabelecimentos e nos quais deseja emitir NF-e.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Implantada em 2006, a Nota Fiscal Eletrônica tornou mais confiável a emissão de notas fiscais e trouxe inúmeros benefícios para os contribuintes e as administrações tributárias, dentre eles a redução do consumo de papel e o incentivo ao uso de novas tecnologias, a melhoria no processo de controle fiscal de operações tributadas pelo ISSQN e a redução de erros de escrituração, além do aumento da arrecadação.

Desde o início do período de implantação, os valores de notas fiscais eletrônicas apuradas e autorizadas já se aproxima de 40 bilhões de reais, tendo tido quase 2,5 milhões de emissores.

Ana Carolina Milani