Uma ótima notícia para quem gosta de espetáculos teatrais: de 26 a 31/08, o Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove o tradicional Festival Teatro Agosto, com atrações gratuitas no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami” e também em praças públicas do município e do Distrito de Cruz das Posses.
Confira a programação no Teatro Municipal:
- 26/08 (Terça) – 19h30 - Abertura oficial com o espetáculo “Salve Ela: Carolina Maria de Jesus em cena” da Companhia Os Ciclomáticos (RJ).
Uma releitura emocionante do clássico Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Um espetáculo potente sobre resistência, fome e a voz da mulher negra na literatura brasileira. Dica: Tema frequente no ENEM e vestibulares!
- 27/08 (Quarta) – 20h - “Lambe Beiços e seu criado Cata Farelos” do GIT – Grupo de Iniciação ao Teatro de Sertãozinho.
Uma divertida comédia infantil com personagens caricatos em meio à agitação de uma feira livre. Uma história leve que também trata, com sensibilidade, de temas como preconceito e exclusão social.
- 28/08 (Quinta) – 20h - “O Arquidiabo e o Camponês” da Rabugentos Cia Teatral.
Inspirado em Maquiavel, o espetáculo traz à cena Belfagor, que volta ao plano terreno para casar-se e viver os prazeres (e desprazeres) humanos. No seu caminho, acidentalmente, um camponês de nome João Mateus, passa a ser parceiro nas tramoias.
- 29/08 (Sexta) – 20h - “O Encantamento da Rabeca” da Companhia Buraco d'Oráculo.
Mulheres brincantes mostram força, sensibilidade e resistência em um espetáculo que mistura música, máscaras e bonecos, celebrando a presença feminina nos espaços culturais.
- 30/08 (Sábado) – 16h - “Tempo de Passar Passarinho” da Rabugentos Cia Teatral.
Inspirado em poemas de Manoel de Barros, o espetáculo propõe uma delicada e poética ponte entre o imaginário pantaneiro e o cotidiano paulista, através da simplicidade de duas crianças que vivem poesia no quintal.
31/08 (Domingo) – 16h - “Os Saltimbancos” do Grupo Encantar, com direção de Sérgio Coelho.
Clássico musical infantil de Chico Buarque sobre quatro animais que fogem dos maus-tratos e descobrem a força da união e da arte. Uma história cheia de música, emoção e mensagem sobre liberdade e solidariedade.
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h30 e das 13h às 17h. Se possível, pede-se a contribuição doando 1 litro de leite com destinação ao Fundo Social de Solidariedade.
Festival de Rua - 30/08 – (Sábado):
- 10h – Praça 21 de Abril - “KaoSOS de Rizo” da Companhia Buraco d'Oráculo.
Três palhaços tentam montar um número musical, mas são interrompidos por situações que dialogam com o mundo contemporâneo, a mídia e a pandemia.
- 11h – Praça Manoel Rodrigues Santinho “Mané Gaiola” - “Alegria na Praça” da Dalapagarapa Produções.
Uma peça de palhaços que celebra as pequenas alegrias da vida, convidando o público a rir, sonhar e reencontrar a criança interior.
- 16h – Praça Dr. Isaías José Ferreira (Cruz das Posses) - “Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro” da Companha Buraco d'Oráculo.
Intervenção teatral poética que mistura palavras, imagens, gestos e música para tocar em temas do cotidiano com leveza e profundidade.