Desde o mês de janeiro, o Governo Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, vem intensificando o trabalho realizado junto à população em situação de rua, com destaque para as abordagens sociais, que são realizadas por uma equipe técnica especializada, com apoios da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM).
“Nosso trabalho tem como objetivo oferecer dignidade a essas pessoas, ofertando todos os serviços disponíveis na assistência social e na saúde, oportunizando a reinserção social desses cidadãos”, enfatiza a secretária da pasta, Tatiane Guidoni Gimenez. Assim, como resultado das 434 abordagens realizadas no primeiro semestre de 2025, 22 pessoas foram encaminhadas a comunidades terapêuticas e outras 29 foram direcionadas ao mercado de trabalho, tendo a oportunidade de retomar a vida pessoal, familiar e profissional.
Em janeiro, o Centro POP – espaço de referência para acolhimento, convívio social, desenvolvimento e atenção especializada a pessoas em situação de rua – possuía 58 pessoas vinculadas, sem contar aquelas em trânsito, que o serviço encaminha para suas cidades de origem, quando elas assim solicitam. Em comparação: ao final deste primeiro semestre de 2025, o Centro POP atendia apenas 16 indivíduos.
Esses resultados alcançados com as abordagens sociais refletiram também na redução de alguns índices de criminalidade: 12 das pessoas em situação de rua abordadas foram encaminhadas ao sistema prisional, porque eram procuradas pela Justiça.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, os roubos caíram 28,30% e houve 12,87% menos furtos em Sertãozinho ao longo do primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado. “A GCM, além dos trabalhos corriqueiros e da parceria com a PM, mantém esse apoio à Assistência Social para que nossa população se sinta cada vez mais segura ao sair às ruas”, destaca o secretário da pasta, coronel Teles.
Os índices foram passados ao prefeito, Zezinho Gimenez, em reunião realizada na última no último dia 08, com a presença da secretária Tatiane Gimenez; do secretário Teles; e do Comandante do 43º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), o tenente-coronel PM, Victor Moretto dos Santos. “Nosso governo sempre acreditou no trabalho de nossas forças policiais e da pasta do social, que é importante para a ressocialização das pessoas em situação de rua”, elogia Gimenez. “E vamos continuar investindo em nossa guarda, sempre proporcionando as condições para que, junto à PM, possam ser parceiras da nossa cidade e do povo sertanezino”, conclui.
Fotos: Acervo PMS