No próximo dia 08 de novembro, sábado, o Governo Municipal de Sertãozinho realizará mais um Arrastão contra a Dengue em todo o município e em Cruz das Posses. A ação visa prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, destaca a importância da participação dos sertanezinos: “estamos pedindo o apoio da população para que se antecipe e descarte nos ecopontos os inservíveis de menor volume, como garrafas e recicláveis em geral, e eletroeletrônicos que podem ser transportados sem a necessidade dos caminhões”.
Para 08/11, dia do Arrastão, a orientação é que, até o meio-dia, os moradores coloquem em suas calçadas os inservíveis volumosos, que só podem ser transportados por meio caminhões, como móveis velhos, eletrodomésticos, pneus, tambores e caixas d’água em desuso, entre outros materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti. Para isso, agentes de controle de vetores e voluntários farão a visitação casa a casa, reforçando as orientações aos moradores.
O secretário municipal de Saúde, Renan Urizzi, orienta que, para combater o mosquito de forma eficaz, é imprescindível a eliminação dos lugares nos quais ele possa se proliferar: “com a proximidade da temporada de chuvas, que se intensifica de agora em diante, é hora de reforçarmos a prevenção. A população pode ajudar a Prefeitura a combater novos casos de dengue da maneira mais eficaz: eliminando os criadouros do mosquito”.
A Secretaria de Saúde alerta que a vacina contra a dengue é, também, uma forma eficaz de prevenir a doença. Disponível gratuitamente em todas as salas de vacina de Sertãozinho e de Cruz das Posses, o imunizante é destinado a crianças de 10 a 14 anos. Porém, de acordo com Tatiane Ruffini, responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, a procura pela vacinação ainda é considerada baixa.
“Infelizmente, temos uma adesão muito inferior ao que gostaríamos. Aproveitamos para fazer um apelo para que os pais imunizem seus filhos. A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte. Não desperdicem a oportunidade de manterem seus filhos imunes e seguros”, ressalta Tatiane.









