Os alunos da Estância Turística de Sertãozinho participaram da cerimônia de premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu no último sábado, dia 1º de agosto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
No evento, foram premiados alunos, professores e escolas que se destacaram na edição de 2025 da OBMEP.
Sertãozinho marcou presença com uma grande delegação, composta por 29 alunos. Nossos jovens conquistaram duas medalhas de ouro, nove medalhas de prata e dezoito medalhas de bronze. Além disso, oito professores sertanezinos e duas escolas municipais foram premiados no evento.
“Essa medalha representa a realização de um sonho. Ela tem um significado muito importante para mim, pois simboliza todo o esforço, dedicação e persistência ao longo desses anos”, disse Maycon da Cruz Aires, estudante da escola municipal ‘Prof. Roberto Zanutto Desidério’, que conquistou uma das medalhas de ouro. Ele atribuiu o excelente desempenho na OBMEP à sua dedicação aos estudos na escola e contou que no futuro pretende ser “matemático pesquisador e também professor de matemática olímpica e universitária”.
Os alunos medalhistas nacionais também foram contemplados com medalhas estaduais. Também foram entregues à delegação de Sertãozinho as medalhas de mais 32 alunos que foram Bronze e Menção Honrosa no nível estadual.
O bom desempenho dos alunos de Sertãozinho na OBMEP reflete o compromisso do Governo Municipal com a qualidade do ensino na nossa cidade e destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido com excelência pela Secretaria da Educação.
Futuro promissor
Os alunos sertanezinos que conquistaram medalhas nacionais já estão participando do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, que coloca esses jovens em contato com interessantes questões do ramo da Matemática e ajuda a prepará-los para um futuro profissional ou acadêmico ligado a essa área do conhecimento.
A participação no PIC também garante aos alunos uma bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de 300 reais por mês durante o período de um ano.









